ASSOCIAÇÃO FAÍSCA VOADORA

Associação Faísca Voadora é uma pequena associação baseada em Almada (Portugal).

O nosso objetivo é promover a interculturalidade, através da implementação de projetos interculturais locais e internacionais, sempre creativamente.

Queremos que as nossas atividades sejam ativamente inclusivas e acessíveis a qualquer pessoas independentemente da sua identidade ou expressão de género, nacionalidade, orientação sexual, religião, idade, racialização, situação financeira, educação, ou outro critério semelhante.

ASSOCIAÇÃO FAÍSCA VOADORA

A associação Faísca Voadora é uma associação sem fins lucrativos que organiza atividades interculturais locais, europeias e internacionais.
Na margem sul, a Faísca dinamiza eventos culturais e oficinas criativas, e intervenções em escolas e espaços pedagógicos sobre vários temas relacionados com interculturalidade e identidades.
A associação também organiza e dinamiza ações de aprendizagem intercultural em mobilidade europeia e internacional, como formações interculturais e encontros de jovens em vários países. Também organiza ações formativas em mobilidades para grupos e pessoas individuais.
Queremos que as nossas atividades sejam ativamente inclusivas e acessíveis a quaisquer pessoas independentemente da sua identidade ou expressão de género, nacionalidade, orientação sexual, religião, idade, racialização, situação financeira, educação, ou outro critério semelhante. Sempre com criatividade, abertura e alegria!

faísca_voadora_logo_compact_white_edited

OBJECTIVOS

A associação foi fundada em 2018 e tem como fim

• promover atividades interculturais, artísticas, e formativas de várias naturezas,

• propor atividades inovadoras e experimentais na área da educação não-formal e informal,

• promover o acesso à cultura, à formação, a todos os processos de aprendizagem para todas as pessoas a qualquer momento da sua vida e independentemente da sua nacionalidade, religião, situação económica, cultura, identidade de género, sexualidade, ou qualquer outro critério arbitrário,

• promover o encontro entre diversas culturas (sejam elas locais ou nacionais), o convívio além das diferenças que possam existir e a compreensão mútua,

• agir a favor dos direitos humanos, promover ações concretas e quotidianas pela igualdade, contra qualquer forma de discriminação e de exclusão, pela expressão e visibilidade de todas as pessoas e em particular as que pertencem a comunidades excluídas ou marginalizadas.

ATIVIDADES

Localmente, organizamos eventos, convívios, e oficinas criativas em parceria com várias organizações locais.
Internacionalmente, organizamos com associações parceiras implantadas em vários países, encontros interculturais de jovens e formações sobre vários temas, graças a financiamentos do programa Erasmus+ Juventude em Ação e da Agência Franco-Alemã pela Juventude.
Também somos parte de várias redes internacionais e de projeto KA2 Parcerias Estratégicas.

Desde o início da pandemia em Março de 2020 também realizamos projectos e formações on-line.

FERRAMENTAS EDUCATIVAS

Gostamos particularmente de trabalhar com

• metodologias de animação intercultural

• animação linguística

• banda desenhada e representação gráfica não-normativa

• formas participativas de teatro e expressão corporal

• rádio como ferramenta intercultural

• música como ferramenta intergeracional e pedagógica

• facilitação on-line

TEMAS

• inclusão e diversidade

• género e questões LGBTQI*

• alterações climáticas e sustentabilidade

• migrações e interculturalidade.