EVENTO ONLINE SOBRE ANIMAÇÃO LINGUÍSTICA

Apresentação do projecto Aventura Animação Linguística e do projeto OLA (animação linguística online)

A animação linguística é uma pedagogia que tem o objetivo de facilitar e favorecer a comunicação em contextos interculturais.

Também estimula a curiosidade pelas línguas estrangeiras, motiva participantes para a aprendizagem de novas línguas e a aquisição de vocabulário, e favorece o desbloqueio da aprendizagem e das barreiras linguísticas.

Parece portanto fundamental continuar a desenvolver a sua presença em todo tipo de seminários, oficinas, intercâmbios interculturais e internacionais.

Com este objetivo, as entidades parceiras Interkulturelles Netzwerk (Alemanha), Clash! (Alemanha), Peuple et Culture (França), Gwennili (França), Volonterski Centar Vojvodine (Sérvia), AVER (Tunísia), Associação Faísca Voadora (Portugal), Arpeggio (Grècia) et La Choza de Trasmulas em cooperação com Intercultural Life (Espanha) trabalharam para desenvolver dois projetos ao longo dos últimos anos:

-  Por um lado, um projeto com objetivo de tornar a pedagogia da animação linguística mais visível e acessível em novos países e contextos. Este projeto foi apoiado pelo programa Erasmus+.

- Por outro lado, um projeto com objetivo de desenvolver e adaptar a animação linguística ao formato online, surgindo também como resposta aos desafios atuais relacionados com a pandemia global. Este projeto foi apoiado pela Agência Franco-Alemã pela Juventude (OFAJ-DFJW).

Gostaríamos agora de vos convidar a um evento durante o qual apresentaremos ambos projetos e também poderão experienciar a animação linguística através do vosso ecrã!

Quando? 25 de Março de 2021.

A que horas? Das 17h às 19h (hora de Portugal continental)

Onde? Na plataforma Zoom (o link será enviado após registro)

Em que línguas? O evento será traduzido em português, espanhol, grego, francês, alemão, e inglês.

Algumas de vós já conhecem a animação linguística, algumas ouviram falar mas nunca experienciaram, outras ouvem falar pela primeira vez agora. Independentemente do grau de experiência ou conhecimento, todas as pessoas interessadas são bem-vindas e o evento está direcionado a todas! Podem desde já fazer a inscrição através do seguinte formulário, até 22 de Março:

Estamos ansiosas para este encontro e a oportunidade de partilhar os frutos do nosso trabalho!

Até lá, convidamo-vos também a consultar desde já a página web onde estão acessíveis todos os nossos recursos: http://languageanimation.org/pt/aventura.

Nesta página, encontram-se a lista dos vários métodos de animação linguística online, com vídeo e descrição detalhada em PDF, em francês, inglês, e alemão. Também estão disponíveis vídeos e descrições de métodos de animação linguística presencial em português (assim como outras línguas) e vídeos em português que apresentam a história, princípios e contexto da animação linguística assim como conselhos de aplicação da metodologia.

A página em português ainda está a ser atualizada e alguns vídeos serão publicados na próxima semana!

Além disso, se tiverem interesse em participar numa formação mais aprofundada sobre animação linguística, por favor mandem um email a faisca@associacao-faisca.pt para receber mais informação sobre oportunidades futuras.

Mais uma vez, queremos partilhar o nosso entusiasmo e vontade de partilhar convosco, e mantemo-nos ao dispor para qualquer dúvida.