Formação on-line Fora Da Caixa: uma introdução à aprendizagem intercultural

Formação intercultural on-line em português e neerlandês. A formação decorrerá em 4 sessões.

Quando? 01, 03, 08, 10 de Setembro de 2020, das 16h30 às 19h (hora portuguesa) + tarefas entre as sessões

Onde? Na nossa plataforma de aprendizagem digital e no Zoom

Para quem? Profissionais e pessoas voluntárias da área da educação formal e não-formal (professorxs, educadorxs, animadorxs, monitorxs, etc.) que falam português ou neerlandês.

Descrição da formação

Esta formação é uma introdução à aprendizagem intercultural. O objetivo é partilhar vários conceitos fundamentais e ferramentas práticas de educação intercultural e não-formal para combater preconceito e estereótipos, promover e trabalhar a interculturalidade em contextos educativos diversos (na escola e fora dela). Exploraremos as ideias de transculturalidade, multiculturalidade, e interculturalidade, teorias e métodos relacionados com preconceitos e estereótipos, auto-posicionamento e identidade, o método socrático, trocas de experiências, e estratégias para “aprender a aprender”.

A formação está estruturada em quatro sessões síncronas no Zoom (4 x 2h30) e assíncronas (tarefas para realizar entre as sessões, max. 1h cada).

As sessões síncronas foram construídas desde uma abordagem de educação não-formal adaptada ao formato on-line, incluindo métodos ativos e participativos, questionários, apresentações com facilitação gráfica, debates, animação linguística, e atividades que se podem reproduzir com os grupos-alvo.

As tarefas assíncronas são pensadas para apoiar e aprofundar a reflexão individual e o processar dos conteúdos das sessões síncronas.

A formação será integralmente facilitada (com tradução consecutiva) em português e neerlandês. Para participar, apenas é necessário falar uma dessas línguas. O grupo de participantes será composto maioritariamente por pessoas de Portugal e Holanda, e não só. A dimensão intercultural do grupo é essencial nesta abordagem de aprendizagem experiencial: para aprender sobre facilitação intercultural, é fundamental ter a experiência de um grupo intercultural e multilingue, para passar da teoria à prática e enriquecer-nos de perspetivas diversas.

Esta formação é organizada e facilitada pela Associação Faísca Voadora (Almada) e Clash! Exchange & Learning (Berlin e Venlo). Foi desenvolvida pela primeira vez em francês e alemão em Junho de 2020, e adaptada agora a português e neerlandês.

Equipa pedagógica

Morgane Masterman trabalha na área da educação intercultural em Portugal desde 2013. É animadora intercultural e linguística certificada pela Agência Franco-Alemã pela Juventude, licenciou-se em tradução e tem um mestrado em literatura portuguesa. É fundadora da Associação Faísca Voadora que tem como objetivo promover a interculturalidade e a aprendizagem criativa e inclusiva. Organiza e facilita intercâmbios, encontros e formações interculturais, especializando-se nas mobilidades internacionais com “jovens com menos oportunidades” e animação linguística. Os temas que ela gosta particularmente de trabalhar são as questões de género de LGBTQI+ e luta contra todas as discriminações xenofóbicas. Usa banda desenhada, Teatro dx Oprimidx, rádio, e todas as formas de expressão criativa. Desde Março e o início das medidas de isolamento, dedica-se à experimentação online e adaptação digital dos métodos de educação intercultural.

Dennis Fraters estudou Ciência da Educação em Nijmegen (Países Baixos) e tirou o mestrado em Ciência da Educação em Bruxelas (Bélgica). Redigiu a tese de mestrado sobre o fatores de êxito dos projetos desportivos que contribuem na integração de pessoas migrantes em Amsterdão. Em 2010, fundou a associação Schoolclash e desde então organiza e acompanha diversos projetos de intercâmbios interculturais nos Países Baixos, França, Alemanha, no Kosovo e na Sérvia. A associação (agora com um novo nome) Clash! Exhange & Learning nasceu da sua paixão e empenho em transmitir e acordar o interesse pela história, a arte e a cultura, fora dos contextos formais habituais. Ao longo dos últimos sete anos, tem mobilizado todas as pessoas envolvidas em Clash! para desenvolver novos métodos de aprendizagem interativas em contexto urbano.

Requisitos técnicos

É necessário ter uma conexão internet estável e um computador/tablet/smartphone com camera e microfone. Aconselhamos o uso do computador.

Não é necessário ter conta Zoom.

Preço

Praticamos uma escala de preços solidária – em função da disponibilidade financeira de cada pessoa.

Preço reduzido: 50 Euros
Para as pessoas que querem participar e não têm condições para pagar o preço de custo

Preço de custo: 100 Euros
Preço aconselhado, que permitirá cobrir as despesas e remunerar simbolicamente a equipa

Preço solidário: 150 Euros
Para as pessoas que podem e querem dar uma contribuição mais elevada, em solidariedade com quem paga menos, com a equipa e com as organizações.

O pagamento é feito por transferência para o NIB 0035 0054 0014 1507 730 21 (Associação Faísca Voadora). Agradecemos o envio do comprovativo para faisca@associacao-faisca.pt

A inscrição será efetiva após receção do comprovativo.

Inscrição

A inscrição é obrigatória e faz-se preenchendo o seguinte formulário até 25 de Agosto de 2020.

Para qualquer pergunta ou informação adicional, podem contactar: candid.interculturalprojects@gmail.com / tel. 967361118