PARCERIAS

Somos uma associação pequena e ambiciosa, e acreditamos que a nossa força está nas nossas redes, nas amizades e cooperações com pessoas e organizações parceiras do nosso bairro ao mundo inteiro.

Parcerias locais

QUINTA MARAVILHA

A Quinta Maravilha é um projeto de agricultura consciente com o qual temos uma relação de solidariedade, colaboramos para proporcionar uma alimentação saudável durante os projetos, e organizamos voluntariado e intercâmbios de jovens em contexto rural.

FRAME COLECTIVO

Frame Colectivo é um atelier de arquitectura sediado em Lisboa que explora a intersecção entre arquitectura, urbanismo e arte em colaborações interdisciplinares. Estamos atualmente a colaborar na preparação do projecto Musi'Móvel, um projecto musical participativo intergeracional.

TRANSMISSÃO

Além de sermos aliadxs da TransMissão - Associação Trans e Não-Binária, estamos a trabalhar conjuntamente para a realização de eventos interculturais para, com e pela comunidade Trans e Não-Binária de Portugal e de outros países.

Somos também o Fiscal Sponsor da TransMissão perante o International Trans Fund.

PLAY ON!

No âmbito do projeto Bibliotecas Livres das Crianças de Almada, a Faísca faz parte do consórcio coordenado pela Almada Mundo, Small Yellow Box e Play On!

OUTROS ÂNGULOS

Outros Ângulos Produções usa o vídeo e outros formatos de comunicação como ferramentas de transformação social e colaboramos em vários projetos educativos, interculturais.

SERVIÇO EDUCATIVO DA

CASA DA CERCA

Colaboramos com o serviço educativo da Casa da Cerca no âmbito do projeto Boa Onda, para a criação de um mural de arte participativa sobre o tema da ecologia e da poluição plástica nos oceanos. Neste contexto, criámos a maquete do mural com o grupo do intercâmbio de jovens Waves of Change em Agosto de 2019.

Parcerias internacionais

CLASH! Exchange & Learning

CLASH é uma organização sem fins lucrativos com sedes em Berlim (Alemanha) e Venlo (Países Baixos), muito nossa amiga. Partilhamos uma visão muito semelhante do trabalho intercultural e inclusivo, e uma paixão pelas metodologias inovadoras. Temos vários projetos em conjunto, e também contamos umxs com xs outrxs para nos apoiar, refletir juntxs, partilhar recursos... e conversar sobre tudo e nada!

INTERCULTURAL LIFE

Intercultural Life é uma associação sem fins lucrativos em Andaluzia, na Espanha, com objetivo de promover aprendizagem intercultural, participação cívica, tolerância e respeito mútuo, igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, integração de grupos sociais marginalizados e/ou grupos em risco de exclusão, respeito pelo ambiente e aprendizagem de competências sociais e pessoais.

Parceria estratégica:

KA2 - Vídeos sobre a Animação Linguística I KA2-Videos about Language Animation (associacao-faisca.pt)

ZUKUNST e.V.

Zukunst e.V. é uma organização sem fins lucrativos em Berlim (Alemanha) especializada na experimentação das artes performativas e visuais e na sua utilização em intercâmbios educacionais e interculturais. Colaboramos regularmente no domínio dos intercâmbios de jovens. Em 2020 estivemos conjuntamente envolvidos no desenvolvimento de métodos on-line.

UNION PEUPLE ET CULTURE

A Union Peuple et Culture é uma rede de associações de educação popular na França que desenvolve abordagens de educação popular, promovendo a educação crítica, a autonomia, a abertura cultural e intercultural, a transmissão de conhecimentos, o gosto pela expressão e pela acção colectiva, a criatividade e a convivência.

ARPEGGIO

Arpeggio foi fundada em 2015 em Salónica e tem como foco a aprendizagem não-formal e intercultural assim como o “blended learning”.

Parceria estratégica:

INTERKULTURELLES NETZWERK

A interkulturelles netzwerk e.V. é uma associação sem fins lucrativos em Neuruppin (Alemanha). Foi fundada em Fevereiro de 1996 para promover um intercâmbio direto entre diferentes pessoas e culturas.

Colaboramos regularmente no domínio dos intercâmbios de jovens e das formações interculturais. Colaboramos também estreitamente numa parceria estratégica (Erasmus KA2) sobre a animação linguística:

GWENNILI

Gwennili (Quimper, Bretanha) é uma associação sem fins lucrativos que tem vindo a organizar intercâmbios de jovens para adolescentes e jovens adultos com idades entre os 16 e os 25 anos na Europa desde 1998.