PARCERIAS

Somos uma associação pequena e ambiciosa, e acreditamos que a nossa força está nas nossas redes, nas amizades e cooperações com pessoas e organizações parceiras do nosso bairro ao mundo inteiro.

Parcerias locais

WhatsApp%20Image%202020-01-14%20at%2017.

QUINTA MARAVILHA

A Quinta Maravilha é um projeto de agricultura consciente com o qual temos uma relação de solidariedade, colaboramos para proporcionar uma alimentação saudável durante os projetos, e organizamos voluntariado e intercâmbios de jovens em contexto rural.

Screenshot (35)_edited_edited_edited_edi

OUTROS ÂNGULOS

Outros Ângulos Produções usa o vídeo e outros formatos de comunicação como ferramentas de transformação social e colaboramos em vários projetos educativos, interculturais.

WhatsApp%20Image%202020-01-14%20at%2017.

SERVIÇO EDUCATIVO DA
CASA DA CERCA

Colaboramos com o serviço educativo da Casa da Cerca no âmbito do projeto Boa Onda, para a criação de um mural de arte participativa sobre o tema da ecologia e da poluição plástica nos oceanos. Neste contexto, criámos a maquete do mural com o grupo do intercâmbio de jovens Waves of Change em Agosto de 2019.

almadamundo_logo_vectorial_edited_edited

BANDLIVROS

Bandlivros | Bibliotecas Livres das Crianças de Almada é um projeto da comunidade local de troca de livros de criança. Esta iniciativa, concebida para Almada, tem por objetivos planear, promover, construir, instalar e dinamizar pequenas bibliotecas gratuitas para crianças em idade escolar e pré escolar. Organização: Almada Mundo - Associação Internacional de Educação, Formação e Inovação Gestora de projeto: Leanne Annear, Small Yellow Box

128684172_3710857528966572_7752036159615

FRAME COLECTIVO

Frame Colectivo é um atelier de arquitetura sediado em Lisboa que explora a intersecção entre arquitetura, urbanismo e arte em colaborações interdisciplinares. Estamos atualmente a colaborar na preparação do projeto Musi'Móvel, um projeto musical participativo intergeracional.

logo.jpg

A DIVISÃO DE JUVENTUDE - CAMARA MUNICIPAL DE SETUBAL

A Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal contribui diariamente para a construção conjunta de um município com mais qualidade de vida. Um lugar onde existam oportunidades para os jovens cumprirem as suas aspirações, descobrirem e potenciarem capacidades, competências e talentos. Onde se sintam inspirados à participação e ao exercício de uma cidadania comprometida e positiva, na construção de uma comunidade feita de pessoas que se respeitam, acrescentam e cuidam. A sua linha de trabalho assenta em vários eixos, sendo exemplo o Programa de Participação e Cidadania, Programa de Formação e Capacitação, Programa de Desenvolvimento Cultural e Artístico e Programa de Apoio ao Movimento Associativo Juvenil, entre outros.

29178439_1862315434066790_72611649672290

TRANSMISSÃO

Além de sermos aliadxs da TransMissão - Associação Trans e Não-Binária, estamos a trabalhar conjuntamente para a realização de eventos interculturais para, com e pela comunidade Trans e Não-Binária de Portugal e de outros países.

Em 2020-2021, fomos também o Fiscal Sponsor da TransMissão perante o International Trans Fund.

PLAY-ON_Cartaz_edited_edited.jpg

PLAY ON!

No âmbito do projeto Bibliotecas Livres das Crianças de Almada, a Faísca faz parte do consórcio coordenado pela Almada Mundo, Small Yellow Box e Play On!

WhatsApp Image 2022-05-31 at 17_edited.j

Grupo de Capoeira Malembe

Criada em 2015 apresenta­-se como coletivo que desenvolve projetos
relacionados com a arte da Capoeira.
Os seus objetivos enquanto associação vão desde a modalidade desportiva de expressão corporal como também interatividade em forma de diálogos, realização pessoal  e desenvolvimento social e cultural.
A Capoeira é uma arte afro-brasileira que é composta por várias componentes, tais como a luta, dança, música, arte e cultura.
Esta modalidade promove a expressão artística enquanto meio privilegiado de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas.

site

Parcerias internacionais

Final Clash! logo.jpg

CLASH! Exchange & Learning

CLASH é uma organização sem fins lucrativos com sedes em Berlim (Alemanha) e Venlo (Países Baixos), muito nossa amiga. Partilhamos uma visão muito semelhante do trabalho intercultural e inclusivo, e uma paixão pelas metodologias inovadoras. Temos vários projetos em conjunto, e também contamos umxs com xs outrxs para nos apoiar, refletir juntxs, partilhar recursos... e conversar sobre tudo e nada!

Screenshot (57).png

INTERKULTURELLES NETZWERK

A interkulturelles netzwerk e.V. é uma associação sem fins lucrativos em Neuruppin (Alemanha). Foi fundada em Fevereiro de 1996 para promover um intercâmbio direto entre diferentes pessoas e culturas.

Colaboramos regularmente no domínio dos intercâmbios de jovens e das formações interculturais. Colaboramos também estreitamente numa parceria estratégica (Erasmus KA2) sobre a animação linguística:

KA2 - Vídeos sobre a Animação Linguística I KA2-Videos about Language Animation (associacao-faisca.pt)

Screenshot (60).png

GWENNILI

Gwennili (Quimper, Bretanha) é uma associação sem fins lucrativos que tem vindo a organizar intercâmbios de jovens para adolescentes e jovens adultos com idades entre os 16 e os 25 anos na Europa desde 1998.

JTM.jpg

Jeunes à travers le Monde (JTM)

JTM (Rennes, Bretanha, França) é uma associação de educação popular e um centro de formação que existe desde 1991 e oferece assistência financeira para ir ao estrangeiro, estágios profissionais e trabalho voluntário (CES) no âmbito do esquema Erasmus+.  Também organizamos encontros interculturais no âmbito do OFAJ e cursos de formação para profissionais, bem como várias iniciativas destinadas a pessoas que estão longe da mobilidade.

12439490_998474730175262_167108605688675

INTERCULTURAL LIFE

Intercultural Life é uma associação sem fins lucrativos em Andaluzia, na Espanha, com objetivo de promover aprendizagem intercultural, participação cívica, tolerância e respeito mútuo, igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, integração de grupos sociais marginalizados e/ou grupos em risco de exclusão, respeito pelo ambiente e aprendizagem de competências sociais e pessoais.

Colaborámos também estreitamente numa parceria estratégica (Erasmus KA2) sobre a animação linguística.

Screenshot (42).png

ZUKUNST e.V.

Zukunst e.V. é uma organização sem fins lucrativos em Berlim (Alemanha) especializada na experimentação das artes performativas e visuais e na sua utilização em intercâmbios educacionais e interculturais. Colaboramos regularmente no domínio dos intercâmbios de jovens. Em 2020 estivemos conjuntamente envolvidos no desenvolvimento de métodos on-line.

1185257_586644238044987_1342777088_n_edi

UNION PEUPLE ET CULTURE

A Union Peuple et Culture é uma rede de associações de educação popular na França que desenvolve abordagens de educação popular, promovendo a educação crítica, a autonomia, a abertura cultural e intercultural, a transmissão de conhecimentos, o gosto pela expressão e pela acção colectiva, a criatividade e a convivência.

Screenshot (62).png

ARPEGGIO

Arpeggio foi fundada em 2015 em Salónica e tem como foco a aprendizagem não-formal e intercultural assim como o “blended learning”.

Site

Principais fontes de financiamento dos projetos:

logoserasmusja_fundo branco.jpg
logo-ofaj-cartouche-rvb-bleu.png