FACILITAÇÃO GRÁFICA E  LINGUAGEM VISUAL

Formação franco-alemã-portuguesa

FlyerPT-rectoV2.png
FlyerPT-versoV2.png

As técnicas de facilitação gráfica (também conhecida como facilitação visual) tornam a comunicação mais fluida, apoiam e fortalecem a transmissão de conteúdos e informações, e permitem representar diversos elementos de forma estimulante e impactante. Cada vez mais, assume um papel importante em várias áreas, como por exemplo o trabalho de juventude e animação sócio-cultural, ou em contextos formativos.

Esta formação propõe uma introdução às técnicas e ferramentas da facilitação gráfica, permitindo o desenho e a criação de documentos gráficos simples e a tradução em linguagem visual de conteúdos complexos. A formação interrogará também a questão das representações e dos símbolos, permitindo uma reflexão sobre estereótipos e o que comunicamos e reproduzimos não-verbalmente nas nossas práticas e no dia-a-dia.

Para quem?

Pessoas profissionais e voluntárias da área da educação formal e não-formal, juventude, social, dinamização comunitária...

Quando e como?

A formação trilateral compõe-se de 3 fases complementares. A primeira fase terá lugar online, maioritariamente na plataforma Zoom.

A formação proporcionará conteúdos metodológicos e também muitos exercícios práticos assim como atividades de troca e partilha intercultural.

Datas/Horas (hora de Portugal continental, WET) :

• Segunda-feira, 19 de Abril, 15h30 - 18h30: MÓDULO 1

• Quinta-feira, 22 de Abril, 15h30 - 18h30: MÓDULO 2

• Segunda-feira, 3 de Maio, 15h30 - 18h30: MÓDULO 3

• Quinta-feira, 6 de Maio, 15h30 - 18h30: MÓDULO 4

• Segunda-feira, 10 de Maio, 15:30 - 18h30: ENCONTRO DE ENCERRAMENTO DA 1ª FASE

As línguas de trabalho são Português, Francês, e Alemão (apenas é necessário falar e entender uma das 3 línguas de trabalho).

A comunicação será apoiada por tradutoras e através de atividades de animação linguística.

Preços:

Temos um sistema de preço solidário para a primeira fase da formação:

• Preço aconselhado: 50€

• Preço solidário: 30€

Para as pessoas residentes em Portugal, o pagamento da contribuição faz-se por transferência MB junto da associação Faísca Voadora (entraremos em contacto após preenchimento do formulário de inscrição).

Inscrição:

Para fazer a inscrição, por favor preencham o formulário correspondendo ao país de residência.

Para mais informações ou qualquer dúvida, não hesitem em contactar:

Entidades organizadoras:

CEMEA Nord-Pas de Calais (França), Arbeit und Leben NRW (Alemanha), Associação Faísca Voadora (Portugal)

O projeto é apoiado e financiado pela OFAJ-DFJW (Agência Franco-Alemã pela Juventude).