SERVIÇOS

Oferecemos diversos serviços na área das línguas e de formação intercultural, não-formal e criativa. Se desejar aceder a um dos nossos serviços, por favor contacte-nos em 

faisca@associacao-faisca.pt

  • Formação em animação intercultural e linguística para profissionais

Sessões formativas sobre métodos de animação intercultural e linguística em educação não formal assente em metodologias ativas e participativas.

Destinatários/as: técnicos/as de projeto, dinamizadores comunitários e outros agentes educativos (professores, mediadores, etc).

 

Objetivos: dotar os agentes do território de metodologias práticas para implementação de atividades não formais, ativas e participativas que permitam o diálogo intercultural, o conhecimento mútuo das diversas culturas e línguas, promovendo a coesão social das comunidades.

 

Mais informações sobre a animação linguística aqui:

http://languageanimation.org/pt/aventura

  • Animação intercultural para crianças ou jovens

Destinatários/as: participantes de projeto, provenientes de contextos culturais diversos

 

Programa de sessões de brincadeira/jogos interculturais e dinâmicas participativas que visam promover o diálogo entre culturas e línguas diferentes entre crianças, jovens ou adultos/as (atividades direcionadas e adaptadas para diferentes faixas etárias).

  • Aulas de línguas criativas

Português, Francês, Inglês, Alemão, Italiano

Para grupos e pessoas individuais, propomos aulas de línguas com métodos criativos e ativos, adaptados a qualquer nível de início. Contacte-nos para criarmos e orçamentarmos um plano formativo à medida.

Um exemplo de formato: Para um grupo de 3 a 8 pessoas entre 15 e 25 anos, principiantes em alemão, aconselhamos 1 hora online por semana durante 8 semanas. Preço base: 1200€ a dividir pelo grupo.

  • Facilitação gráfica

Destinatários/as: pessoas profissionais ou voluntárias na área da educação formal e não-formal, juventude, social e dinamização comunitária.

 

As técnicas de facilitação gráfica (também conhecida como facilitação visual) tornam a facilitação mais fluida, apoiam e fortalecem a transmissão de conteúdos, e informações e permitem representar diversos elementos de forma mais estimulante e impactante. Esta formação propõe uma introdução às técnicas e ferramentas da facilitação gráfica, permitindo o desenho e a criação de documentos gráficos e simples e a tradução em linguagem visual de conteúdos complexos. A formação interrogará também a questão das representações e símbolos, permitindo uma reflexão sobre estereótipos e o que comunicamos e reproduzimos não-verbalmente nas nossas práticas do dia a dia ...

  • Podcasts participativos

Destinatários/as: Jovens.

 

Trabalho em torno de temas com relevância social (interculturalidade, racismo, género, etc) através de metodologias não formais e participativas. A exploração dos conteúdos dará forma à criação de conteúdos áudio, que poderão depois ser disseminados de forma local, resultando em podcasts sobre os diferentes temas tratados.

  • Oficina Museu efêmero da memória

Destinatários/as: públicos diversos, grupos intergeracionais.

Objetivo:

entrelaçar histórias pessoais e memória coletiva.

Cada pessoa traz um objeto, banal ou extraordinário, pessoal ou familiar, a partir do qual possa contar uma história e partilhar um pouco da sua identidade. Através de jogos e atividades participativas, é um momento de conversa intercultural e intergeracional.

  • Tradução e Interpretação

Para eventos e documentos, oferecemos serviços linguísticos à medida com várias combinações das seguintes línguas: português, alemão, inglês, francês, espanhol.

  • Facilitação de grupos on-line

Precisa de ideias de métodos? Apoio com planejamento, implementação ou moderação para uma videoconferência online? 

Teremos todo o prazer em ajudá-lo. 

A equipa da Faísca tem muita experiência em trabalhar com grupos online, especialmente em contextos educativos e multilingues. Adaptamo-nos completamente ao seu grupo. 

Línguas de trabalho: portugues, inglês, francês, alemão.